Artigos Filatélicos

Sessão destinada a artigos filatélicos que publiquei no Boletim da SPP Sociedade Philatélica Paulista, no FILACAP, Boletim de Cachoeira Paulista e Revista da FEBRAF.

Além destes serão adicionados artigos de interesse que ainda não foram, ou não serão publicados por não atender aos interesses dos editores, mas com conteúdo filatélico.

Mutilados de Guerra – Parte XIV

Se de um lado as guerras são momentos sombrios e vergonhosos na história da humanidade, por outro lado mostram que existem pessoas que são verdadeiros anjos. Neste artigo, publicado no Boletim Filacap, discorremos sobreo trabalho humanitário do padre italiano Don Carlo Gnocchi, o Anjo…

Continue lendo

Um pouco da Ortopedia vista pela Filatelia

A nossa história começa no mundo civilizado com Hipócrates nascido na Ilha de Cós em 460 aC, considerado como o “Pai da Medicina”. Hipócrates era um asclepíade, isto é, membro de uma família que durante várias gerações praticara os cuidados em saúde. Leia o…

Continue lendo

A Dama de Elche

A Dama de Elche, um busto de mulher, foi encontrado em Elche, província de Alicante (Espanha), em 1897 perto do mar. Com 56 cm de altura, lavrado em calcário, é uma das esculturas mais notáveis de origem peninsular, datando entre os séculos IV ou…

Continue lendo

Samuel Luke Fields

O famoso trabalho de 1887, “The Doctor”, retrata um médico em uma visita domiciliar. Ele está cuidando do filho doente de um trabalhador empobrecido; a cama é improvisada sobre duas cadeiras juntas. A figura central é o imponente médico olhando atentamente para o paciente,…

Continue lendo

Dom Quixote de La Mancha

O livro parodiava as publicações de cavalaria, já em declínio de seu prestígio na época, mas trazendo grandes inovações ao explorar o perfil psicológico dos seus personagens. Trazia o cavaleiro de mais de cinquenta anos, na época considerado idoso para ser um cavaleiro e…

Continue lendo

Miguel de Cervantes Saavedra

Aos 22 anos, em 1569 após ferir em um duelo Antonio Sigura, um mestre construtor, foge para Itália, a serviço do Cardeal Acquaviva para evitar uma “sentença ameaçadora”. Nesta época já havia publicado quatro poesias. Na Itália torna-se um soldado. Sua participação na batalha…

Continue lendo

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.