Álbum de Selos da Campanha Anti-Tuberculose no Brasil

Selo

Os selos beneficientes da Campanha Anti-Tuberculose foram emitidos por entidades (hoje seriam ONGs) de ajuda aos tuberculosos e seus familiares. Não eram vendidos nos correios, mas poderiam ser colocados em envelopes (não valendo como porte ou complemento de porte), em quaisquer documentos, ou colecionados.

Floradas na serraComprar os selos significava estar ajudando pessoas em tratamento e suas famílias, numa época em que os doentes eram extremamente discriminados. Uma ideia sobre o comportamento social pode ser vista no filme “Floradas na Serra”,  que retrata as angústias e expectativas de um grupo de tuberculosos internados em um sanatório em Campos do Jordão, numa época em que a doença era conhecida como a ‘peste branca’ e ainda provocava inúmeras mortes. Neste ambiente dramático, onde a proximidade entre a morte e a esperança de cura acentua as melhores e piores qualidades do ser humano, surge uma história de amor, intriga, superação e dor. (comentário extraído do site da Livraria Cultura).

O Álbum foi montado no programa Diagram Designer, free, baseado no Catálogo “SELOS DA CAMPANHA ANTITUBERCULOSE NO BRASIL” de autoria do Dr. Luiz Reginaldo Fleury Curado.

Embora considerados não filatélicos, estes selos são de uma beleza ímpar e a sua venda beneficiou milhares de tuberculosos e suas famílias.

Album de Tuberculose

Um comentário sobre “Álbum de Selos da Campanha Anti-Tuberculose no Brasil”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s