na Virada do Século XX: Problematizando a São Paulo “Moderna”, de Fraya Frehse.
A melhor definição deste trabalho vem de sua autora:
- Este artigo resulta de minhas primeiras reflexões sobre o uso de cartões postais como fontes de análises antropológicas, no âmbito de uma pesquisa de mestrado sobre as rupturas e continuidades culturais experienciadas pelos habitantes de São Paulo frente às transformações socioculturais por que passou a cidade a partir da década de 1870. Numa paisagem de Ouro-Preto-que-vira-Paris, quais as imagens de cidade que o cartão postal, surgido em São Paulo em fins do XIX, veicula? Concebendo o postal como representação simbólica da constituição de toda uma dinâmica cultural que se reflete profundamente na identidade que o paulistano passou a construir em relação a sua cidade, o objetivo aqui é entender quais as dimensões de cidade que treze imagens produzidas entre fins do século XIX e os anos 1960 sobre um local de importância histórica e social como o Largo/Praça da Sé expressam, pois que se concebe que elas sejam o modo pelo qual a São Paulo que muda de forma vertiginosa a partir da década de 1870 se vê e quer ser vista pelo “outro” distante espacial e/ou temporalmente.
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