Somaliland e os Ursos da Coca-Cola

Boletim da SPP nº 216 – Abril/2013

Continuo encontrando “coisas incríveis” travestidas de selos e blocos. Debruço-me com um bloco de 6 selos com nus não artísticos de uma tal de Republic of Somaliland, ladeado por vinhetas da Coca-Cola  (de novo!) , um cabeçalho aonde se lê: “Mel Ramos Pop Art Images”.

Os seis “selos” são incríveis: cada um tem um alimento e uma mulher, aparentemente tratada de maneira convincente com algum programa tipo PhotoShop para parecer um desenho mais realista.

De posse desta peça vamos em busca de informações: Somaliland é um Estado não-reconhecido internacionalmente. Embora pertença oficialmente à Somália, a região declarou unilateralmente sua independência em 1991 e, atualmente, é um estado de fato (dados da Wikipédia). Tem uma população estimada em 3,5 milhões (2008) de habitantes, com capital na cidade de Hargeisa,  área de 137.600 km², seu presidente é Ahmed Mahamoud Silanyo. Tem até Hino nacional e três línguas oficiais: somali, inglesa e árabe.

A primeira controvérsia é a religião, predominantemente islâmica, que impede que mulheres descubram o corpo. A situação foi contornada com a modelo, tipicamente não árabe, portanto teoricamente não violaria as Leis Islâmicas.

Mas o mais interessante foi pesquisar sobre Mel Ramos. Artista californiano, Mel Ramos (Mel é nome masculino nos Estados Unidos), é particularmente conhecido por suas pinturas sugestivas da década de 1960, que combinam mulheres nuas com produtos comercias e até animais.

Em 1967, uma mostra de Ramos numa pequena galeria em Colônia sofreu interferência da polícia, que invadiu o local e cobriu o trabalho do artista com panos para “proteger os inocentes”. Em termos da arte o que a faz interessante e provocativa  é que ele mistura imagens de anúncios e pin-ups. São coisas que normalmente não combinam: cigarros não são tão sexy assim, nem peças de automóvel, nem queijo. Mas ele misturou isso tudo, revelando uma tendência da publicidade moderna desenvolvida na década de 60: as companhias sexualizaram seus produtos ao mostrar mulheres atraentes ao lado deles.

Uma busca no Google sobe Mel Ramos mostra centenas de desenhos, inclusive todos os utilizados nos “selos”. Com certeza ele, na época que iniciou seus trabalhos não usava o PhotoShop porque não existiam computadores pessoais, mas era de uma criatividade e competência sem par.

Quanto aos nossos “selos”, tem indicativo da moeda utilizada em Somaliland, mas não tem o ano, trazem cada um uma arte de Mel Ramos sobre alimento, uma pin-up com seu nome ao lado. Fiz extensas buscas de selos de Somaliland, encontrei selos “sérios” do domínio britânico, do domínio espanhol, da independência e união dos estados constituindo a Somália e selos pós-separação do Estado de Somaliland.

A primeira parte, pré-independência da Somália (britânica e italiana) pode ser uma das mais apaixonantes e caras coleções. Selos da Somália podem montar um belo álbum, sem grandes preocupações. Mas selos da Somaliland retratam de Elvys Presley a James Bond, Presidentes e cantores Norte Americanos, Titanic, a Rainha Elizabet II, Charlie Chaplin, etc.  Em buscas na internet Somaliland não consta do site da colnect.com e não achei catálogos. Acredito que os “selos” em questão são produtos da imaginação fértil de alguma empresa enganando filatelistas (ou tornando suas coleções mais “sexys”). Se fossem licenciados por Mel Ramos deveria haver a indicação do copyright.

Não tenho dúvidas de uma única coisa: estes souvenirs jamais serão colocados à venda em um estado tipicamente muçulmano… por razões óbvias, eles não devem gostar de coca-cola…

SomalilandRoberto Antonio Aniche

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s