Convênio SPP-Instituto Presbiteriano Mackenzie: A Experiencia da Sociedade Philatélica Paulista no Ensino da Filatelia

Matéria publicada no Boletim Filacap ano 43 nº 193 de dezembro de 2017 e no Boletim da SPP nº 230 de dezembro de 2017

Em 5 de julho de 2014 a SPP, Sociedade Philatélica Paulista celebrou em solenidade, com o Instituto Presbiteriano Mackenzie um acordo de colaboração mútua através da divulgação da filatelia como meio cultural e fonte inesgotável de pesquisa. Assinaram este convênio o Sr.Reinaldo Basile Junior, então Presidente da SPP e o Dr.Mauricio Melo Meneses, à época Presidente daquela Instituição.

Se por um lado tínhamos a ideia de incentivarmos a formação de jovens filatelistas, por outro deveríamos enfocar a filatelia como elemento de estruturação cultural para que estes alunos aprendessem, pela pesquisa, a mensagem que cada selo pode transmitir.

A tarefa exigia mais do que apenas filatelia, mas um conhecimento em didática expositiva, preparação de aulas simples de assuntos complexos, que prendessem a atenção e incentivassem os alunos a criarem a paixão pelo selo. Contar a história do Penny Black, o primeiro selo do mundo não é tarefa simples quando as crianças e jovens de hoje convivem com tecnologias modernas e que mudam a cada dia. Transformar a história do Penny Black em um episódio apaixonante da civilização já é um desafio. Que dizer então da história do selo mais feio do mundo, o Olho-de-boi, autorizado pelo Imperador Pedro II?

Aprendemos, a duras penas e muitas reuniões e experiências em como lidar com estas novas situações. E hoje estamos felizes: criamos uma cultura filatélica em classes de alunos do primeiro grau.

  • Iniciando as Apresentações com os Pais, Professores e Alunos

Nosso diretor Miguel Rodrigues de Magalhães fez uma apresentação de sua coleção Colaboração e Resistência na II Guerra Mundial, no grande auditório do Mackenzie mostrando o quanto a filatelia nos obriga a pesquisar sobre o que dizem os selos, envelopes e outras peças filatélicas sobre um determinado assunto. Até conhecer a coleção, nós, da SPP e muitos outros pouco sabíamos sobre este episódio da História Mundial, que aos jovens parecer ter ocorrido na pré-história, mas que ainda trazem marcas profundas em muitas famílias e povos.

Miguel Rodrigues de Magalhães inovou: a apresentação em data-show mostrou não só a sua coleção, mas fotografias, mapas e pequenos vídeos; prendeu a atenção de uma plateia de mais de duzentas pessoas!

Em outra apresentação, já somente para professores do Mackenzie Consolação, nosso diretor Roberto Aniche fez uma apresentação de sua coleção Escravidão no Brasil, também em data-show, apresentando aspectos históricos, filosóficos, geográficos sobre este os trezentos anos deste episódio, incluindo a leitura de uma poesia de Euclides da Cunha que choca pela crueldade da cena que descreve.

  • O Início

O grupo de trabalho de campo foi composto pelo presidente da SPP, Sr. Reinaldo Basile Junior e pelos diretores de eventos, Dr.Roberto Antonio Aniche e Antonio Carlos Fernandes, e pelas professoras Alice Costa do Mackenzie Consolação e Márcia Valéria Teixeira Zucoloto do Mackenzie Tamboré. Boa parte deste trabalho teve a participação do Correio através do diretor da Divisão Filatélica, Sr.Vernieri Malheiros da Rocha Albuquerque, que liberou para as crianças kits filatélicos do Correio além de sua participação em diversos eventos.

Iniciamos nosso trabalho simultaneamente nas Unidades Tamboré e Consolação. A primeira “aula” foi uma apresentação preparada sobre Colecionismo em Geral, pelo Dr.Roberto Aniche, mostrando o colecionismo desde a pré-história, quando o hominídeo “colecionava” objetos de que pudesse se utilizar em sua vida diária, passando aos nossos tempos, com o colecionismo de cartões postais, cédulas e moedas, latas, cartões telefônicos terminando por fim numa detalhada exposição sobre filatelia.

A partir daí as aulas nas duas unidades progrediram muito. A cada aula era exposta uma apresentação de 20 slides em data-show, com no máximo 15 minutos de duração. Este tempo curto, somente com informações relevantes prende a atenção do estudante. Em seguida iniciávamos a aula prática, sempre com o manuseio do selo e relacionada à apresentação. Praticávamos uma oficina de filatelia!

  • A Primeira Lição de Casa

Na primeira aula entregamos uma folha em branco com um selo comemorativo do Brasil para cada criança, para que fosse feita e entregue na próxima aula, uma redação sobre a mensagem do selo. Tivemos uma grata surpresa: a maioria das crianças entregou a tarefa, mostrando um trabalho de pesquisa maravilhoso!

  • Oficinas Filatélicas na “Festa da Roça” do Mackenzie Tamboré e “Festa da Família” do Mackenzie Consolação

No dia 30 de maio de 2015 a SPP conseguiu participar destes dois magníficos eventos. No Mackenzie Consolação a oficina mostrou aos alunos como montar um “Poster Filatélico”, peça produzida pelo Presidente do Mackenzie Dr.Mauricio Melo Menezes. Trata-se de uma obra de arte feita em papel formato A-3 homenageando alguma personalidade, criando uma linha do tempo feita por selos comemorativos.

Na Festa da Roça, no Mackenzie Tamboré, a SPP e os Correios ficaram num stand, com mostra de coleções, venda de selos pelo Correio e oficinas filatélicas concorridas. Todas as crianças que participaram ganharam o kit filatélico do Correio, além de selos e outros materiais.

  • As Exposições de Selos

Conseguimos com a participação das professoras com que as crianças montassem uma pequena coleção de selos para participação em diversas exposições: VII EXPO-SPP 2015, VIII EXPO-SPP 2016, IX EXPO-SPP 2017; em Americana 2017, Santos e na Brapex 2015.

As coleções tinham de uma a quatro folhas e foram motivo de orgulho para nós da SPP, para as professoras e pais dos alunos, e para o Mackenzie. As coleções eram temáticas, bastante simples ditadas pela preferência do aluno. Nesta fase de aprendizado as regras da Febraf ou da FIP não valem: vale o entusiasmo com que as crianças viram suas coleções serem expostas, vale a alegria dos pais verem seus filhos receberem um Certificado de Participação e uma Medalha, que serão guardados com muito carinho.

Estas exposições tem uma dupla finalidade: incentivar os jovens, independente da idade, a sentirem a paixão pela filatelia. Todos nós, velhos colecionadores, iniciamos quando crianças, orientados por um tio ou por um avô colecionador. A outra finalidade é que elas vejam todas as coleções (e sempre o fizeram com muita curiosidade), para aprender mais sobre filatelia, montagem, estética, selos, envelopes.

  • Considerações Finais

Nós, todos os atores desta maravilhosa empreitada estamos felizes. Podem inventar e-mail, telefone celular, skype, whatsapp e muitas outras coisas no futuro. A filatelia existe para desvendar o passado, ensinar todos os caminhos que a humanidade trilhou até nossos dias. A filatelia existe forte e tem a capacidade de melhorar, a partir do ensinamento de cada selo emitido, cada cidadão do mundo. A filatelia é e sempre será um exemplo de união entre as pessoas que querem aprender a cada dia um pouco mais.

Cada selo é um livro aberto com infinitas páginas de sabedoria.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Aula Inaugural
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Brincadeira de Leilão de Selos na SPP
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Oficina Filatélica na Festa da Roça, no Mackenzie Tamboré
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Desenhos de Selos no Mackenzie Consolação

Diplomas Expo-SPP e Americana 2017 de alunos participantes

Entrega de Diplomas no Mackenzie Consolação e Tamboré

Medalhas da Expo-SPP e Americana 2017

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Visita dos Pais e Alunos na SPP em Novembro de 2017
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Visita dos alunos e professores no Correio Central no Anhangabaú, SP

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s