O Deficiente Físico na Filatelia – Parte II – A Cegueira

001Deficiência visual ou perda visual é a perda ou diminuição grave e irreversível da função visual que não é corrigível com lentes ou cirurgia e que interfere com as tarefas do dia-a-dia.

A Organização Mundial de Saúde classifica a deficiência visual em seis graus de acordo com a acuidade visual da pessoa, variando de visão subnormal até a cegueira total ou amaurose. Esta pode ser profunda, quase total e total. A maior parte dos cegos possui alguma função visual e percebe luzes, sombras e movimento. Só uma pequena percentagem é que não possui qualquer sensação visual.

Apesar das deficiências visuais estarem diminuindo desde 1990 por conta de programas de prevenção a nível mundial, ainda ela é muito mais comum em países pobres ou em desenvolvimento.

002

CAUSAS DA DEFICIÊNCIA VISUAL

Genéticas – ao nascimento, a criança apresenta cegueira parcial ou completa, como em anomalias genéticas (por exemplo, o albinismo).

Congênitas – por gravidez cursando com algumas doenças, tais como a toxoplasmose, rubéola, sarampo, intoxicação por metais pesados da mãe durante a gravidez, deficiência de vitamina A na gestante, e outros.

Adquiridas – traumáticas; por acidente vascular cerebral (derrames); infecções como meningoencefalite; intoxicações (metanol); queimaduras por calor ou químicas; por doenças como oncocercose, mal de Hansen; anóxia de parto (falta de oxigênio no momento do parto); neuropatias como no diabete mellitus; doenças como glaucoma (aumento da pressão intra-ocular), catarata, deficiência de vitamina A, etc.

Intencionais – infelizmente como castigo ou vingança utilizada em tortura. Assassino de búlgaros, o imperador bizantino Basílio II Bulgaróctono cegou 15 mil prisioneiros, antes de libertá-los. Em 2003, um tribunal antiterrorista paquistanês condenou um homem a ser cegado depois de ter realizado um ataque com ácido contra a sua noiva, que resultou em sua cegueira. A mesma sentença foi dada em 2009 para o homem que cegou Ameneh Bahrami, sua noiva, no Irã.

Na história dos Estados Unidos, a Lei Seca, também conhecida como O Nobre Experimento ou Proibição (Prohibition) caracteriza o período de 1920 a 1933 durante o qual a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas para consumo foram banidas nacionalmente, como estipulou a 18ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.

Muitos fabricantes produziram clandestinamente bebidas alcoólicas com álcool metílico, que é tóxico para o organismo. Ingerido, irrita as membranas das mucosas podendo causar intoxicação e cegueira (que pode ser permanente), e ser fatal com doses de 20 a 25 ml. O contato com os olhos pode dissolver a retina, também causando cegueira.

NÚMEROS DA CEGUEIRA

CARIMBOEm 2015 havia 940 milhões de pessoas em todo o mundo com algum grau de perda visual. Entre estas, havia 246 milhões com deficit de visão e 39 milhões com cegueira. A condição tem custos econômicos elevados, baseados no custo do tratamento, socialização, manutenção e na incapacidade para o trabalho.

PREVENÇÃO DA CEGUEIRA

A prevenção da cegueira é simples: Vacinação de adultos; consultas com oftalmologista, principalmente nas crianças durante a fase de crescimento; controle de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos; utilizar cintos de segurança principalmente nas crianças; dificultar o acesso de crianças a materiais de limpeza e produtos químicos; trabalhar sempre usando óculos de segurança; usar medicamentos e colírios somente com orientação médica; evitar bebidas alcoólicas; aconselhamento genético em casamentos consanguineos; etc.

004005

Peças filatélicas:

Fig. 1 – Carimbo sobre o “Congresso Paulista sobre a Problemática da Cegueira”, de 8 a 13 de outubro de 1979

Fig. 2 – FDC de Portugal: “Prever e Prevenir a Cegueira, de 13 de setembro de 1976.

Fig. 3 – Carimbo da França com flâmula “Preservez vous yeux – Eclairez vous yeux mieux”

Fig. 4 – Alemanha, Máximo Postal “Prevenção da Cegueira” mostrando exame oftalmológico, de 10 de abril de 1986

Fig. 5 – Cartão Postal enviado de Nova York para Curitiba, PR em 5 de agosto de 1977 com carimbo obliterador com flâmula “Foresight Prevents Blindness”

Bibliografia

www.wikipedia.or
https://www.fundacaodorina.org.br/a-fundacao/deficiencia-visual/o-que-e-deficiencia/
https://nacoesunidas.org/?post_type=post&s=cegueira
http://blog.hospitaldeolhos.net/index.php/cegueira-infantil-causas-sintomas-e-como-prevenir/

Dr.Roberto Antonio Aniche
Médico Ortopedista
Membro da SPP Soc.Philatélica Paulista
Membro da Sobrames Soc.Bras.Médicos Escritores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s