Palavras estranhas em filatelia

Boletim da SPP nº 217 – Agosto/2013

Quando digo que filatelia é mais do que a arte de colecionar selos, mas principalmente a arte de aprender adquirindo uma cultura universal e muitas vezes inusitadas eu não me engano. Ao lado de peças filatélicas realmente de alto valor financeiro existem as peças filatélicas realmente preciosas como cápsulas de cultura que nos levam a viajar e buscar sua interpretação.

02 Selo JamboreeVejamos, em julho de 1965 o Correio emitiu um selo comemorativo e uma folhinha filatélica em homenagem ao 1º Jamboree Panamericano de Escotismo no Rio de Janeiro.

O que é um “Jamboree”? Resultado da pesquisa: Jamboree são acampamentos internacionais de escoteiros, guias e bandeirantes que se realizam periodicamente, o maior dos quais é o Jamboree Mundial. Surgiu na mente do seu fundador, Baden-Powell, após a Iª Guerra Mundial, onde muitos Escoteiros e Chefes de vários países tombaram. Baden-Powell imaginou um encontro de amizade e perícia escutista, e assim sucedeu no ano de 1920 em Londres, com a presença de Escuteiros de 34 países e territórios do Império Britânico. Pesquisei mais ainda e encontrei uma fantástica coleção do Roberto Basso de Santa Catarina:

http://www.filatelista-tematico.net/roberto/escoteiro.html

Pesquisando outros termos, existem tres carimbos interessantes sobre o Encontro dos Malacologistas do Brasil no Catálogo Zioni. Outra pesquisa para descobrir esta nova palavra: ramo da biologia que estuda os moluscos (uma classe de invertebrados que vivem dentro e fora de conchas). O estudo das conchas é chamado de conquiliologia. Pesquisando encontrei na internet o site dos estudiosos e colecionadores delas:

http://www.conchasbrasil.org.br/default2.as

O primeiro selo postal de Bahamas foi emitido sem picotagem em 10/06/1859 com valor facial de 1 pêni vermelho (1d red; Scott: 1, SG: 2), além da efígie da monarca ele incluiu um abacaxi e uma concha estilizada que, por razões óbvias deve ser a concha-rainha (Strombus gigas), provavelmente. Em 1863 o mesmo selo foi emitido com picote e com as imagens mais nítidas. (informação do site www.girafamania.com.br).

Para terminar, encontrei Columbofilia, columbismo ou columbicultura:  a prática da criação, seleção e cultivo de pombos-correio para competição. Pombos-correio foram utilizados para mensagens em todas as épocas, principalmente nas guerras mundiais. Entre os meios de comunicação existentes houve o transporte “aéreo” através de andorinhas bem treinadas e, mais tarde, dos pombos-correio, até hoje acionados em diferentes emergências… (www.girafamania.com.br)

08 Soldado com pombos-correioCerca de 250.000 pombos-correios foram utilizados durante a Segunda Guerra Mundial, em particular para transmitir informações entre o continente ocupado e a Inglaterra.

Em 1952 foi realizado o 1º Congresso Brasileiro de Columbofilia com o respectivo carimbo comemorativo. Em 1963 o Brasil emitiu um bloco para comemorar o terceiro centenário do Serviço Postal no Brasil com a imagem de um pombo carregando a faixa comemorativa.

Encontrei dois sites de columbófilos: no Brasil em www.columbofilia.com.br e em Portugal: www.columbofilia.net, mas não achei nenhuma coleção exposta sobre pombos-correio para informar.

09 FDC Columbofilia

10 Bloco Servico Postal Brasileiro

Em poucas linhas descobri que o universo filatélico é infinito. Destes tres assuntos com palavras pouco usuais podemos iniciar coleções maravilhosas, com selos, envelopes, cartões, inteiros, mas com a certeza de que estarão enriquecidas com o conhecimento que só a filatelia consegue incentivar.

Roberto Antonio Aniche

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s