Os Três Patetas

Boletim da SPP nº 218 – Dezembro/2013

OS TRÊS PATETAS

Título de uma grande série de comédias tipo “pastelão” que surgiu com a iniciativa de Moe Howard, (Moses Horwitz).

PARTE I – BIOGRAFIAS

MOE HOWARD (Moses Horwitz, 1897-1975) inicia sua carreira em 1909 nos estúdios da Vitagraph, Brooklin. Moe casou-se com Helen Schonberger, que era uma prima de Harry Houdini, o famoso mágico. Ted Healy e seus Patetas fizeram sua primeira aparição na tela na comédia “Uma noite em Veneza e Soup to Nuts”. Estas películas foram seguida por uma série de comédias para a Metro Golden Mayer.

Em 1934, Moe Howard, Larry Fine, e Jerome Howard Curly, assinaram um contrato com os Columbia Studios como Os Três Patetas para fazer filmes curtos que são vistos até hoje na televisão. Em 1958, Moe e Larry juntaram-se a Joe DeRita para continuar os Três Patetas, depois da morte de Curly. Continuaram atuando até que em 1970 Larry sofreu um infarto durante o as gravações do filme “Kook’s Tour ” . Como Larry ficou incapacitado para continuar as gravações, Moe e Joe curly pensaram em substituí-lo por Emil Sitka, mas os Três Patetas jamais retornariam às telas novamente.

LARRY FINE (Louis Fienberg, 1902-1975) Quando criança, Larry sofreu um acidente na relojoaria de seu pai tendo o braço esquerdo queimado por um ácido usado na manutenção de relógios e jóias. Larry necessitou de tratamento especializado e um implante da pele foi feito em seu braço. Os médicos de Larry recomendaram que ele fizesse lições do violino como fisioterapia. Com o tempo Larry começou a tocar violino profissionalmente. Atuou em casas noturnas como violinista e eventualmente lutador de boxe. Mais tarde, desenvolveria um show em que faria uma dança russa ao tocar o violino. Foi este número que chamou a atenção de Ted Healy, atuando ao lado de Moe e Shemp.

CURLY HOWARD (Jerome Lester Horwitz, 1903-1952) Curly se interessou pelo show business vendo seus irmãos mais velhos, Shemp e Moe atuarem com os Patetas no show de Ted Healy. Depois que Shemp saiu do show de Healy, Moe sugeriu a Healy que seu irmão mais novo, Jerome substituisse Shemp. Quando Curly foi conversar com Teddy Healy pela primeira vez, tinha cabelos castanhos fartos e ondulados e um belo bigode que Teddy mandou que raspasse imediatamente. Curly acabou aceitando raspar a cabeça e o bigode como condição para entrar para os Patetas. Conhecido agora como Curly, mergulhou com os Patetas nos shows de vaudeville e as comédias curtas da MGM. Em 1934, Curly se uniu a Larry e Moe e fizeram muitos curta-metragens para a Columbia Pictures. Casou-se quatro vezes e morreu infartado aos 48 anos de idade.

01 Cedula Fantasia

02 Bloco GuyanaSHEMP HOWARD (Samuel Horwitz, 1895-1955) Shemp trabalhou com seu irmão Moe em vários shows amadores de vaudeville até 1922 quando Ted Healy o convidou para participar de seu show, juntamente com Moe. Em 1930 Larry juntou-se a Moe, Shemp e Ted Healy. Em 1930, filmaram “Soup to Nuts”. Healy saiu da JJ Shubert Broadway, deixando Moe e Larry sozinhos. Shemp decidiu permanecer com show aparecendo em filmes da RKO, da MGM, e da Monogram. Nos anos 1940 apareceu em numerosos filmes da Universal. Depois que Curly deixou o grupo por causa de sua doença, Shemp tornou-se um dos Três Patetas. Shemp fez 77 curta-metragens com os patetas e também um filme sobre a corrida do ouro chamado “Gold Raiders” (1951).

JOE BESSER (1907-1988) Após a morte de Shemp Howard em 1956, os Patetas substituíram03 SDelo Dominica-no por Joe Besser. Seus pais eram judeus ortodoxos e imigraram da Polônia em 1895 para os EUA. Em 1928 se estabeleu como um comediante solo. 

Em 1956. Joe deixou os Três Patetas e teve uma carreira bem sucedida da televisão. Em 1 de março de 1988, Joe morreu durante o sono de infarto em sua casa, ao norte de Hollywood.

04 FDC CurlyJOE DERITA, CURLY JOE (Joseph Wardell, 1909-1993) Joe era único dos Patetas a vir de uma família do show bizz. Joe entrou para o show business aos sete anos de idade. A estréia de Joe no cinema foi em “The Doughgirls” em 1944 para a Warner. Fêz diversas excursões com Bing Crosby para entreter recrutas na Inglaterra e na França. Em 1958 o departamento de curta-metragens da Columbia fechou e os Três Patetas tiveram seu contrato rescindido. Joe Besser não quis viajar pelo país com o show e Moe e Larry necessitaram de um novo pateta. Joe DeRita foi convidado a juntar-se a eles e foi nessa época que os patetas fundaram a Comedy III Productions, Inc., uma companhia que até hoje têm os direitos dos filmes dos Três Patetas . Joe DeRita morreu em 3 de julho de 1993 no Motion Picture Hospital in Los Angeles. Ele foi o último Pateta.

PARTE II – A HISTÓRIA

A história dos Três Patetas tem uma área escura. Nos bastidores do sucesso se esconde a vida sofrida dos protagonistas, que jamais foram reconhecidos enquanto vivos, foram explorados e jogados fora pelos Estúdios Columbia.

Os irmãos Moe e Curly Howard e Larry Fine eram uns garotos da classe operária quando começaram a trabalhar no gênero do vaudeville, na década de vinte. Nas duas décadas seguintes e no começo dos anos cinqüenta, eles filmaram uns duzentos curtas para a Columbia Pictures, mas foram objeto de uma exploração selvagem pelo empresário deles, Harry Romm, e pelo estúdio, que na época era dirigido por Harry Cohn.

Se bem The Three Stooges não tinham o prestígio de outros cômicos -os curtas deles eram exibidos nos cinemas como complemento de outros filmes-, a Columbia faturou uma fortuna com eles.

A realidade é que a vida dos reis do pastelão não tinha nada de engraçado. Curly era alcoólatra, vivia submetido a paixões que só lhe traziam sofrimento e padecia uma apoplexia que o levou à morte aos 48 anos. No seriado foi substituído por Shemp Howard, irmão mais velho de Moe e Larry, que também morreu cedo; Joe e, no final, por Curly-Joe.

Larry era viciado em jogo. Essa doença fez com que vivesse endividado. E Moe, que era o mais estável, jamais conseguiu superar o destrato dos empresários.

Eles não ganhavam bem, mas tinham trabalho e isso já era muito bom para quem havia atravessado a grande depressão dos anos vinte. Jamais foram cientes da dimensão da popularidade deles.

Em 1958, a Columbia decidiu cancelar as filmagens e eles foram demitidos. Moe chegou a trabalhar como mensageiro dos estúdios e anos depois foi até barrado na porta um dia em que foi visitar velhos colegas.

Na década de sessenta os curtas ressurgiram na televisão e Os Três Patetas ganharam uma nova fama que até hoje continua, pois o seriado é ainda exibido em dezenas de países.

Os herdeiros deles se deram bem: a marca The Three Stooges tem mais de cem franquias para roupa, brinquedos, guloseimas e merchandising.

06 Cartaz

ROBERTO ANTONIO ANICHE

 

Fontes:
wikipedia.com
diversos sites dedicados aos Três Patetas
eBay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s