Semana de Arte Moderna de 1922 – Causas e Consequências

Coleção apresentada na SPP em maio de 2012, na Expo-SPP em agosto de 2012 e agosto de 2016, Americana em junho de 2014, Cruzeiro em julho de 2012.

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade. Cada dia da semana trabalhou um aspecto cultural: pintura, escultura, poesia, literatura e música. O evento marcou o início do modernismo no Brasil e tornou-se referência cultural do século XX.

Arte-moderna-8
Cartaz do último dia do evento

A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda para o modernismo.Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Víctor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros. (wikipedia.org)

O mundo vivia grandes transformações científicas, artísticas, filosóficas e religiosas tendo a Europa como berço para estas transformações. A Primeira Grande Guerra traz modificações sociais e econômicas no mundo, destruindo todo um romantismo europeu (e porque não mundial?) em todas as relações humanas. A Revolução Russa de 1917 destroi o mito de governos com poder divino sobre os cidadãos para criar o poder da força sobre toda a sociedade russa.

A Europa entra em ebulição artística como resposta a todas as transformações que sofre, e o Brasil, importador da cultura européia não fica atrás. A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco que ficará em nossa história como o acontecimento que tirou o Brasil de um passado bairrista para um futuro a ser percorrido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s