Os Selos Locais da Ilha Herm

Publicado no Boletim Filacap nº 190 ano 43 de fevereiro de 2017.

Herm é a uma das Ilhas do Canal, um grupo de ilhas situadas no canal da Mancha, ao largo da costa francesa no Golfo de Saint-Malo,  a oeste da península do Cotentin. (figs 1 e 2).

Herm foi ocupada desde tempos pré-históricos: foram descobertos na ilha vestígios de tumbas funerárias que remontam ao Neolítico. Os primeiros registos de habitantes nesta ilha remontam contudo ao século VI, quando a ilha tornou-se um centro monástico. Existem duas explicações para o nome Herm: uma primeira teoria fala de que deriva do termo eremita (hermit, em inglês) a outra teoria defende que deriva do antigo norueguês Herm vem da palavra erm referindo-se a um braço, tal como é a forma da ilha fig.3.

4 - Fig 04 Ilha de Herm
Fig. 3 – Ilha de Herm

 

Contudo, os monges sofreram com os rigores do Atlântico. No ano 709 uma enorme tempestade fez desaparecer a faixa de terra que ligava a ilha com outra, a pequena ilha desabitada de Jethou.

O momento mais importante na história política de Herm foi em 933, quando as Ilhas do Canal foram anexadas ao Ducado da Normandia (Elas permanecem à Coroa Britânica desde a divisão da Normandia em 1204).

Depois da anexação, a ilha de Herm perdeu gradualmente a sua população monástica, e entre 1570 e 1737 foi usada como tereno para caçadas pelos governadores de Guernsey.

No século 20, a indústria chegou à ilha, com o estabelecimento de pedreiras de granito para ser utilizadas nas fortificações das outras ilhas. A ilha foi arrendada pela Coroa e geralmente não existiam visitantes. Quando Príncipe Blücher foi o governador antes da Primeira Guerra Mundial, foi introduzida uma colonia de cangurus de pequeno porte que não sobreviveram.

Como aconteceu com as restantes Ilhas do Canal, Herm foi ocupada pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial, que deixaram poucos vestígios da sua presença.

Depois do final da guerra, Guernesey decidiu comprar a ilha à Coroa de forma que os habitantes de Guernsey pudessem desfrutar da ilha de Herm. Guernsey arrendou a ilha a um governante que tem a incumbência de beneficiar os seus visitantes. O mais importante arrendatário foi Peter Wood, que supervisionou a ilha de 1949 a 1998.

POLÍTICA E DEMOGRAFIA

Herm é uma dependência de Guernsey. Nesta ilha estão proibidos de circular os automóveis tal como na ilha vizinha de Sark. Contudo, a ilha de Herm permite que os seus habitantes possam usar bicicletas e tratores.

O turismo é a principal atividade econômica da ilha senão a única (Fig 4).

3 - Fig 03 White House Hotel
Fig 04 – White House Hotel

A população fixa da ilha é de cerca de 60 habitantes, sendo que no período de turismo da ilha (verão do hemisfério norte) ela recebe cerca de mais 90 temporários para trabalharem no turismo. A ilha tem um hotel, um pub, três lojas de presentes, dois cafés de praia, dois parques de campismo e vinte casas de férias.

AS ORIGENS DOS SELOS DE HERM

 A história postal de Herm começa em 1º de maio de 1925 quando os Correios Britânicos estabeleceram um sub-escritório na ilha. Aberto apenas meia hora por dia, provou ser antieconômico encerrando suas atividades em 30 outubro 1938.

5 - Fig 5 Selo Churchill
Fig. 5 Churchill

Em 1948, o então arrendatário de Herm, A.G. Jefferies, procurava explorar o potencial turístico da ilha e pediu que o gabinete fosse reaberto, o que lhe foi negado pelo diretor geral dos correios. Jefferies decidiu estabelecer o seu próprio serviço postal local de Herm para St. Peter Port, em Guernsey, onde seria entregue à estação de correios para posterior envio para o resto do mundo Os primeiros selos foram produzidos para a venda em 26 maio de 1949, com toda a carta devendo ser porteada também com selos britânicos (figs. 5 e 6).

6 - Fig 6 Serie
Fig. 6

Os selos Herm foram colocados na parte de trás dos envelopes ou no canto superior esquerdo dos cartões postais. Um único selo foi emitido também para pagar mensagens urgentes carregadas por pombos-correio. Herm somente teve linha telefônica para Guernsey em 1949.

7 - Fig 7 Frente de FDC
Fig. 7 – FDC Europa, 18 de setembro de 1961

Os selos de Herm foram produzidos até 1 de outubro de 1969, quando Guernsey assumiu o controle de seus próprios serviços postais, parte dos serviços britânicos. Nesta data foram proibidos produzir ou selar cartas com os selos de Herm. NemIlha Herm nem Guersney constam como afiliados à União Postal Universal em seu site.

Um novo posto de correios foi novamente estabelecido em Herm depois que Guernsey ganhou sua própria administração postal em 1969 e isso significou o fim para os selos locais de Herm. O serviço local produziu cerca de 27 números de selos, compostos por 112 selos individuais. Em quatro ocasiões, entre 1953 e 1957, a escassez de carimbo dos valores de ½d significava que os selos 1d foram divididos para uso em cartões postais e estes, usados corretamente em cartões, são peças filatélicas maravilhosas e difíceis de serem econtradas (fig 8).

9 - Fig 8 Envelope com selo bissetado
Fig. 9 – Cartão Postal circulado em 12 de setembro de 1954 com selo da Ilha Herm bissetado mais selo de porte da Inglaterra

Bibliografia
http://herm.com/
http://www.wikipedia.org/wiki/Herm
http://www.dailymail.co.uk/news/article-1061890/No-place-like-Herm-Couple-buy-tiny-Channel-island-fell-love.html
https://www.seasonworkers.com/skijobs/resorts/channel%20islands/herm-island-296.aspx
http://herm.com/gift-shops/herm-stamps/default.aspx
http://gbstamp.co.uk/article/the-fascinating-local-stamps-of-herm-in-the-channel-islands-395.html
http://www.silverdalen.se/stamps/che98/he50_59/her50_59.htm
http://www.upu.int/en/the-upu/member-countries.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s